WhatsApp

Porque monitorar a venda do seu produto ao consumidor é tão importante

O objetivo principal para monitorar o seu produto é coletar dados, em tempo real, sobre em qual etapa da sua supply chain está a mercadoria. É possível, através do monitoramento, saber com qual distribuidor ela está e como está sendo negociada – além de analisar o escoamento do produto ao consumidor final. A partir desses dados, conseguimos avaliar se os lotes estão sendo corretamente destinados, se a precificação está dentro da margem acordada com os distribuidor e diversos outros indicadores chave.

 

Justamente por isso o monitoramento tem ganhado tanta relevância no mercado atualmente. As informações que essa prática traz tornam possível acompanhar em tempo real as mercadorias, manter um relacionamento transparente com o consumidor e corrigir possíveis erros nos processo com mais agilidade e eficiência.

Se quiser saber mais sobre os benefícios do monitoramento, continue lendo!

 

Facilita o relacionamento com fabricantes e distribuidores

 

Um fator extremamente relevante para o relacionamento entre os elos da supply chain é a transparência, que permite que os dados sobre o produto circulem livremente entre seus integrantes. Idealmente, diversas informações devem ser prestadas de forma transparente, como a alíquota de cálculo para os preços, detalhes sobre os processos pelos quais o produto passará até chegar ao consumidor final.

 

O monitoramento eficaz da mercadoria permite o fornecimento de todas essas informações com precisão. Tecnologias que fazem o tracking de sell-out recolhem e organizam informações relevantes sobre o desempenho dos distribuidores, canais e do próprio produto no mercado, contribuindo para o desenvolvimento de novas estratégias; por exemplo, a Sell-out Spy oferece vantagens como rastreamento em tempo real de lote, informações sobre a positivação de clientes, markup de distribuidores e muito mais.

 

A divulgação transparente dessas informações por toda a cadeia de suprimentos torna mais confiável a relação entre todos os participantes: fabricante, distribuidores e consumidor final.

 

Otimiza a logística

 

Com o monitoramento, também vem a melhora logística. Isso porque, ao saber detalhadamente o desempenho de cada processo, é possível corrigir possíveis erros e realizar manutenções preventivas de forma constante, garantindo que cada processo funcione em sua máxima eficiência e otimizando regularmente toda a cadeia de suprimentos.

 

Pelo acompanhamento detalhado, o monitoramento também é responsável por fornecer um melhor gerenciamento de riscos, garantindo mais conhecimento sobre a execução de cada processo, além de indicar quais deles produzem os melhores resultados. Dessa forma, o planejamento logístico se beneficia – e muito – do uso de ferramentas de tracking.

 

Além disso, o sistema fornece uma visão ampla, analítica e global sobre todos as etapas da supply chain, de modo transparente –  informações essenciais aos gestores, que precisam conhecer bem todos os processos relacionados à fabricação e distribuição do produto. Ainda é possível obter indicadores e gráficos integrados, em uma interface dinâmica e amigável. Com esses dados, a tomada das melhores decisões é facilitada.

 

O tracking das mercadorias também permite localizá-las geograficamente em tempo real – o que permite saber em primeira mão quando um lote de produtos está sendo desviado da sua finalidade original. Dessa forma, o distribuidor responsável pelo desvio, ou em caso de roubo de carga, a autoridade policial podem ser acionados de imediato.

 

Em resumo, o monitoramento dos produtos é uma função relevante por trazer mais segurança para o processo de fabricação e distribuição do produto, diminuir custos logísticos e otimizar a supply chain como um todo. Para garantir os melhores resultados, a Sell-Out Spy organiza as informações coletadas de forma organizada e didática, avaliando fatores além do preço para que seu negócio possa obter todos os benefícios.

 

Orienta a produção

 

As informações coletadas pelo monitoramento da mercadoria também podem ser utilizadas para ajudar a definir como será feita a produção pelo fabricante, focando naqueles bens cuja análise demonstra terem melhor desempenho entre os distribuidores e consumidores.

 

Dessa forma, o tracking efetivo pode levar à aceleração da produção dos produtos que performam melhor no mercado – mantendo-os no estoque dos distribuidores de forma constante. Isso evita que o consumidor deixe de realizar a compra ou pior: passe a consumir alternativas produzidas pelos seus concorrentes.

 

Os dados também exercem função de informar o setor de compra, que levará em consideração quantos produtos estão sendo vendidos para comprar proporcionalmente a matéria prima para a produção. O monitoramento maximiza a eficiência da produção, da logística e também a do orçamento da empresa.

 

Permite análise de desempenho dos elos da sua supply chain individualmente 

 

Nos casos onde a cadeia de suprimentos é maior, contando com diversos distribuidores principais, distribuidores menores e revendedores, a ausência do tracking faz com que informações relevantes inevitavelmente se percam entre as inúmeras transações que nela ocorrem. As consequências da perda desses dados são normalmente refletidas no produto, afetando sua precificação e posicionamento no mercado.

 

O monitoramento eficaz dos produtos, no entanto, não só evita com que esses dados se percam como torna possível avaliar o desempenho individual de cada distribuidor: que vai desde como eles estão vendendo o produto mensalmente até se estão dentro da margem de lucro combinada, respeitando os parâmetros estabelecidos de precificação. 

 

Além disso, uma outra funcionalidade pode ser utilizada caso a sua empresa trabalhe com a divisão regional de distribuidores: como o tracking conta com monitoramento geográfico em tempo real, é possível determinar se os integrantes da sua supply chain  estão respeitando a divisão espacial estipulada – além de analisar o desempenho específico do distribuidor por região em termos de preço de produto, volume de vendas e se ele está atendendo aquela localidade corretamente.

 

O monitoramento da mercadoria dá ao fabricante total controle sobre o seu produto ao trazer informações precisas sobre o preço pelo qual ele está sendo negociado, para quem ele é vendido e qual caminho percorreu.

 

Te ajuda a entender o mercado

 

Com o tracking preciso de mercadorias, é possível acessar os indicadores de venda dos seus distribuidores e de seus pontos de venda. O acesso a esses dados permite compreender quais produtos têm o melhor desempenho comercial e quais não estão sendo comercialmente viáveis. Da mesma forma, também possibilita o ajuste do abastecimento dos distribuidores de acordo com essas informações – priorizando os produtos cuja demanda é mais alta e substituindo os inviáveis por novas alternativas, maximizando a eficiência da sua supply chain e prevenindo prejuízos.

 

As informações coletadas também são importantes para analisar quais são os principais problemas que o mercado viu nos produtos que não performaram bem. Ele não atende as necessidades do público e por isso perdeu o interesse do consumidor ou perdeu espaço para um bem alternativo produzido por um concorrente? O monitoramento das mercadorias permite não apenas a formulação dessas hipóteses, como também o teste delas através de pesquisas de mercado. 

 

A análise também deve ser levada em conta na hora de orientar tanto o setor de marketing quanto o time comercial sobre qual a melhor estratégia a se adotar na divulgação dos produtos – promovendo ações que lancem os produtos que foram recebidos da melhor forma, potencializando os lucros e renovando o estoque.

Picture of Alessandro
Alessandro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress ;